Os passos principais da metodologia são listados abaixo:
Iniciação
Nesta fase são identificados os obejtivos do projeto e elucidação do escopo do projeto. O principal documento desenvolvido nesta fase é o Termo de Abertura de Projeto (TAP) que esclarece o escopo, responsaveis, estrutura análitica e custos estimados do projeto.
Planejamento
Definição Final do Escopo: o scopo é refinado e ajustado de acordo com as necessidades do cliente.
Riscos: os riscos que podem estar atrelados ao projeto como um todo são elencados e planos de ação para a mitigação e eliminação destes são desenvolvidos.
Cronograma: documento utilizado para o controle do tempo de entregas do projeto com data de início e fim bem como as tarefas precedentes e dependentes.
Dicionário da EAP e Requisitos: é um documento que visa tabular as partes envolvidas no projeto e as entregas, com os requisitos de qualidade, que cada uma deve entregar.
Orçamentos
Orçamento: está parte é uma fase crítica do proleto pois é onde o custo inicial é estimado.
Contrato: contratação das empresas que executação os projeto sob a supervisão da Plural de acordo com as necessidades do cliente.
Execução e Controle: o projeto é executado e a avaliação da qualidade é feita garantindo que os requisitos e o escopo estejam sendo contemplados.
Finalização: entrega do projeto finalizado com a garantia de qualidade e de que o escopo e os requisitos foram atendidos. Nesta parte ainda há a licença de operação junto aos orção ambientais e governamentais (Licença de Operação e Alvará).